Luxação de dedo. Não tente colocar no lugar

As luxações ocorrem quando ossos deslocam-se de sua posição na região articular, e perdem o alinhamento natural com os ossos adjacentes. Nos dedos essas lesões são, em sua maioria traumáticas; ou seja, advindas de acidentes, quedas, pancadas e contusões esportivas por exemplo.

As luxações, em geral, levam à injúria dos elementos que mantém um osso em seu lugar como ligamentos e cápsulas articulares. Muitas vezes estão associadas a fraturas, mas também podem ocorrer de modo isolado, sem a quebra do osso.

Apesar de popularmente muitas pessoas utilizarem o termo “luxação” para designar um lesão de menor gravidade ou uma contusão, alertamos que todas as luxações são consideradas urgências médicas! São lesões importantes e potencialmente graves, podendo levar a sequelas se não tratadas de modo rápido e correto.

Diante de uma luxação de dedo ou de qualquer outra articulação, nunca tente voltar o osso para seu lugar. Mantenha uma imobilização, na medida do possível, e procure imediatamente um serviço de pronto socorro/ortopedia.